SEO ou Otimização de Sites é um conjunto de técnicas e estratégias realizadas com objetivo de potencializar a comunicação do seu site e, sobretudo, destacá-lo nos resultados de busca do Google e similares.
Por exemplo, ao realizar uma pesquisa no Google por uma determinada palavra ou frase, milhares de registros são apresentados. A ideia do SEO é fazer com que as palavras relacionadas ao seu negócio apresente seu site mais bem posicionado nos resultados normais do Google, ou seja, nos resultados não patrocinados.
O que torna o SEO uma importante estratégia no Marketing Digital é a vantagem de ser gratuito. Você não paga para aparecer nos resultados de pesquisa do Google, mas tem que se esforçar para produzir um site bem estruturado e um conteúdo de muita qualidade. Por outro lado, o serviço pago para aparecer nos primeiros resultados do Google está relacionado ao serviço de Publicidade no Google (Links Patrocinados).
Google SEO
Por que SEO é importante para o Google?
O Google quer sempre o melhor resultado para o seu usuário. Por isso, as pessoas cada vez mais confiam nos resultados oferecidos pelo Google – tais como confiam em outras mídias: TV, rádio, revista, jornal etc.
Para criar um resultado de busca com credibilidade, o Google criou dezenas de regras para pontuar e posicionar os sites mais relevantes da web. Por exemplo: criar um site semântico; oferecer links de qualidade; receber visitas de links externos, oferecer conteúdo de qualidade etc. Estas regras são a base do SEO – Search Engine Optimization (Otimização para os mecanismos de busca).
Quanto tempo leva para alcançar as primeiras posições do Google?
Depende de uma série de fatores, mas no geral os resultados de SEO aparecem a longo prazo. A medida em que as melhorias de SEO vão sendo aplicadas, a importância do seu site cresce para o Google. É importante frisar que o trabalho de SEO é constante. A cada ano novas regras de SEO estão sendo implementadas pelo Google, fazendo com que os profissionais se atualizem e apliquem as mudanças em seus projetos.
Por que investir em SEO é importante para o seu negócio?
1- Estar entre as primeiras posições do Google é sinônimo de credibilidade, confiança e conteúdo de qualidade.
2- Um maior número de visitas traz um considerável aumento nas suas vendas.
3- Maior exposição da sua marca e, consequentemente, maior número de visitas para o seu site.
4- Através do Monitoramento Web é possível mensurar o retorno sobre o investimento.