Dois anos depois de chegar ao Brasil, o Twitter inaugurou sua nova casa em São Paulo, nesta quarta-feira (26). Nesse meio tempo, o microblog do passarinho azul viu seus usuários brasileiros voarem dos computadores para celulares e tablets: mais de 70% acessam a rede por meio de dispositivos móveis. Enquanto vê sua audiência se tornar crescer cada vez mais móvel, o Twitter prepara novas formas de mostrar aos novos adeptos como usar o serviço.

Em 2012, quando o Twitter pousou em território brasileiro, o volume de usuários móveis estava na casa dos 40% do total. Não há um único motivo para a revoada dos brasileiros, um dos cinco maiores públicos no microblog, rumo aos dispositivos móveis, comenta Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil. De lá para cá, diz, o microblog planou na debandada dos consumidores que abandonaram celulares convencionais e os substituíram por smartphones. A virada no mundo dos aparelhos móveisl no Brasilocorreu em agosto de 2013.

Contou também a utilização do Twitter como caixa de ressonância de programas transmitidos pela TV. “O Twitter é o maior sofá do mundo”, brinca o executivo. A aproximação levou o microblog a fazer uma parceria com oIbope. A partir do primeiro trimestre de 2015, a audiência de programas ganhará um novo componente: além do número de residências, a empresa disponibilizará também o número de tuítes publicados a cada minuto sobre uma atração televisiva.

‘Eleição é final de Copa

Para se diferenciar de outras redes sociais, como Facebook, LinkedIn e mesmo o Instagram, o Twitter bate na tecla de que as conversas travadas pela plataforma acompanham os acontecimentos no mundo real e se dão de forma instantânea. “A gente vê ainda o amadurecimento do Twitter como uma rede de interesse. As pessoas usando o Twitter numa fila de banco, no carro em um engarrafamento, ou em casa checando conteúdos em tempo real”, diz Ribenboim.

O executivo pondera, porém, que esses ventos que sopraram as asas dos brasileiros sacudiram também o resto do mundo. Tanto é que 80% dos usuários ativos do site se conectam via celular. “A diferença está no conteúdo.” Nesse sentido, o ano para o microblog no Brasil não poderia ter sido melhor. Durante o primeiro semestre, as conversas foram dominadas pela expectativa em relação à realização da Copa do Mundo no Brasil. Já o restante do ano até agora foi dominado por comentários sobre o campeonato e as eleições presidencial e para renovar os legislativos estadual e federal. Enquanto o evento global gerou 672 milhões de tuítes, o outro, com foco nacional, foi mote para 39,8 milhões de mensagens. “A gente brinca que a eleição foi uma final de Copa do Mundo.”

Novos usuários
Durante a abertura do escritório em São Paulo, a equipe de executivos comentou ainda as estratégias para mostrar a novos usuários logo de cara as utilidades da plataforma. A partir do ano que vem, os novos inscritos no site terão acesso a uma timeline preenchida com tuítes de contas mais populares. Hoje em dia, eles têm de seguir perfis antes de começarem a ver mensagens em suas páginas. Com isso a rede pretende reverter o quadro de ter pouco mais de meio bilhão de perfis inscritos, mas 284 milhões de usuários ativos.