Twitter anuncia mudanças: vídeos nativos e timeline personalizada chegam em breve

/Twitter anuncia mudanças: vídeos nativos e timeline personalizada chegam em breve

Twitter anuncia mudanças: vídeos nativos e timeline personalizada chegam em breve

O Twitter anunciou hoje o que o futuro da empresa reserva para seus usuários. Algumas das novidades são boas e outras nem tanto, mas todas elas têm algo em comum: devem provocar mudanças na maneira como seus usuários utilizam a rede social.

A primeira grande novidade é a publicação de vídeos nativos. Esta opção já está ativada em perfis oficiais do próprio Twitter e em certas empresas que anunciam no site, convenientemente, desde maio do ano passado. Como por exemplo neste tweet da @NBA. Mas esta novidade vai chegar de vez mesmo e para qualquer membro do Twitter já no primeiro semestre do ano que vem.

twitter-video

Desde que o Twitter ativou o upload de imagens direto no site, passou a entender bem como gerenciar mídias e por isso pode aplicar esses conhecimentos no tratamento de vídeo no futuro. Mas diferente de imagens e gifs, vídeos são notoriamente mais pesados. E como a experiência do Twitter no campo inclui apenas vídeos de 6 segundos, estou um pouco cético de que os servidores vão aguentar o tranco pelo menos nos primeiros dias.

Outra mudança, e talvez a que afete mais os usuários mesmo, é a chegada da timeline personalizada. Já faz algum tempo que o Twitter experimenta com a ideia de “mostrar Tweets relevantes para que o conteúdo que é interessante (…) seja descoberto com mais facilidade”. O que isso quer dizer na prática? Eles planejam fazer algo como o que o Facebook já faz, trazendo não os posts de todos os usuários que alguém segue e sim os mais relevantes.

Essa alteração é enorme e muda de forma muito significativa a experiência do Twitter atual. E embora não tenha uma data para ser implementada, acontecerá tanto nos aplicativos oficiais quanto na versão web do Twitter. Talvez por isso os aplicativos extra-oficiais passem a ter mais importância no futuro, já que poderão oferecer a experiência original. Isto é, até o Twitter decidir alterar a API mais uma vez.

Também estão nos planos do Twitter oferecer a opção de “levar a conversa pública para o privado”, com a possibilidade de compartilhar e discutir tweets nativamente via DMs. O que o Twitter não menciona é que até um certo ponto era possível fazer isso, mas o bloqueio do envio de links por DMs dificultou não só a discussão de tweets como retirou uma boa utilidade do recurso de mensagens diretas. Esta opção, segundo o blog oficial, deve aparecer já na semana que vem.

Como uma empresa que tem ações na bolsa de valores e acionistas para deixar felizes, o Twitter precisa se renovar constantemente para se manter relevante e reverter a queda de crescimento dos últimos meses. Mas algumas dessas mudanças podem ser pouco populares com uma parte dos usuários (comigo, certamente são) o que pode acabar afugentando-os para longe do site ou dos aplicativos oficiais.

By | 2017-09-21T02:20:40+00:00 14 de novembro de 2014|Na Mídia, Novidades|Comentários desativados em Twitter anuncia mudanças: vídeos nativos e timeline personalizada chegam em breve