Peças antigas de smartphone modular podem virar supercomputador

/Peças antigas de smartphone modular podem virar supercomputador

Peças antigas de smartphone modular podem virar supercomputador

A finlandesa Circular Devices, que promete um smartphone com vida útil de até 10 anos, tem uma proposta interessante para partes descartadas dos smartphones modulares: reciclar as peças e combiná-las para montar um computador modular.

O Puzzlecluster traz um conceito bastante simples: os módulos descartados do smartphone poderão ser reaproveitados para alimentar um computador. Combinando diversas placas desatualizadas, o dispositivo é capaz reunir poder de processamento suficiente para rodar normalmente. O projeto ainda permitiria a utilização de módulos de bateria do celular para garantir o funcionamento do PC, que também viria com uma fonte de alimentação tradicional.

Os primeiros desenhos divulgados mostram um pequeno cubo que se parece com uma torradeira. Inicialmente serão aceitos apenas alguns módulos de cada vez, mas as unidades podem ser combinadas para criar um dispositivo potente.

“O smartphone modular é um computador de baixa potência totalmente funcional, pronto para ser integrado ao Puzzlecluster. Não faz sentido descartar uma peça que funciona perfeitamente apenas porque ela está desatualizada”, afirma Alejandro Santacreu, CEO da companhia.

Segundo a Circular Devices, a utilização do PC poderia variar desde pesquisas e análises de dados até a renderização de serviços em nuvem. Caso se torne realidade a ideia poderá reduzir o preço dos PCs, além de contribuir com o meio ambiente, já que as peças não seriam imediatamente descartadas no lixo.

By | 2015-01-26T16:26:06+00:00 26 de janeiro de 2015|Na Mídia, Novidades, Tecnologia|Comentários desativados em Peças antigas de smartphone modular podem virar supercomputador