O Facebook lançou um novo aplicativo para os usuários enviarem mensagens diretamente aos grupos de que participam.

Disponível para iOS e Android, o “Facebook Groups” simboliza mais uma iniciativa da rede social de pulverizar em seus aplicativos alguns dos serviços que podem ser acessados integralmente em seu site. O bate-papo com contatos da rede social migraram a partir de abril deste ano para o Messenger. A empresa não informa se o mesmo ocorrerá com os grupos, que ainda podem ser acessados no app principal.

Segundo o site “The Verge”, os grupos reúnem entre 650 milhões e 700 milhões usuários ativos mensalmente –uma parte considerável dos 1,35 bilhão de pessoas que acessam o Facebook. Além de bastante frequentadas, essas comunidades concentram boa parte da atividade. São 2,5 bilhões de publicação de conteúdo todo mês, sejam postagens, comentários ou simples “curtidas”.

Mas, segundo enxergava o Facebook, essas importantes ferramentas de interação entre seus usuárias estavam perdidas no meio do aplicativo principal. “Os grupos estão enterrados”, disse Shrley Sun, gerente de produto do Facebook.

Com o novo aplicativo, apenas as novidades publicadas nos grupos em que os usuários estão inscritos serão exibidas a ele. Também será possível criar novos grupos por ele. Para o Facebook, o novo serviço não irá esvaziar o app principal, porque irá atrair “pessoas que já estão ativas hoje, e querem se engajar ainda mais”, diz Sun. Quanto à presença de anúncios, Sun diz que a rede social está “focada em experiência sem considerar um objetivo final de rentabilização”.

O Facebook Groups foi desenvolvido pelo Creative Labs, a mesma área dentro da rede social responsável por outros apps, como o “Paper” e o “Sligshot”.